As oito Varas da Fazenda Pública da Capital recebem o Processo Judicial Eletrônico (PJe) nesta quarta-feira (25/2). Mais de 300 mil processos já ingressaram na Justiça por meio eletrônico. O sistema é desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com tribunais brasileiros. Até 2017, o PJe estará implantado em todas as unidades do TJPE.
Em 2014, o Judiciário estadual expandiu o PJe para mais 95 unidades judiciais de Pernambuco. A expansão do software é uma das metas da gestão do presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves, empossado em fevereiro de 2014. O número de unidades do TJPE que receberam o PJe durante seu primeiro ano de gestão representa 70% do total de unidades que atuam com o sistema desde sua implantação no Judiciário estadual, em 2011.
As principais vantagens proporcionadas pelo PJe são a maior segurança e celeridade no trâmite processual. Outro benefício é o ganho de espaço, pois as ações deixam de tramitar em meio físico, substituindo os volumes em papel por processos eletrônicos.
O PJe já funciona nas Varas de Família e Registro Civil de Paulista, na Vara de Sucessões e Registros Públicos de Olinda, nos Juizados Especiais Cíveis do Estado, nos Juizados da Fazenda Pública, nas Varas Cíveis do Recife, de Olinda e Jaboatão dos Guararapes, nas Varas de Títulos Extrajudiciais da Capital, nas Varas de Executivos Fiscais Municipais e Estaduais da Capital, nas Varas de Família e Registro Civil do Recife e de Jaboatão, nas Varas de Sucessões e Registros Públicos da Capital e de Jaboatão e nas Turmas Cíveis do Colégio Recursal da Capital.